Angra
dos Reis
Aracaju
Brasilia
Curitiba
Florianópolis
Goiânia
Porto
Alegre
Rio de
Janeiro
São
Paulo
“Uma teoria de tudo (que importa)”, livro escrito por Alister McGrath, professor da Universidade de Oxford, investiga as concepções de Albert Einstein em relação à ciência, à religião e à existência humana
Muito se sabe sobre a ampla visão de Albert Einstein a respeito da ciência, mas qual era a opinião dele sobre Deus, a religião e a humanidade? É com o intuito de responder a essa questão que Alister McGrath, professor de Ciência e Religião da Universidade de Oxford e doutor em História Intelectual, escreveu o livro Uma teoria de tudo (que importa), lançamento da Editora Mundo Cristão.
Com profundo senso investigativo e riqueza de informações, McGrath examina a trajetória de Einstein, desmistifica o que o gênio acreditava ou não e elucida a importância histórica de seu legado científico, intelectual e pessoal.
Conforme aponta o autor, o alcance de Einstein vai além, já que ele integrou pessoalmente ciência, ética e fé religiosa e instigou reflexões importantes sobre Deus e o sentido da vida. “Einstein nos convida a explorar uma forma de manter o pensamento científico e moral unidos e estabelece um jeito próprio de fazer isso”.
“Embora este livro explore as ideias científicas de Einstein, seu verdadeiro foco é como ele tentou desenvolver uma visão coerente do mundo — uma “grande teoria de tudo” que abarcasse tanto nosso entendimento de como o mundo funciona quanto a questão mais profunda do que ele significa. Einstein não foi apenas um grande cientista; foi um ser humano que refletia e que percebeu a importância de manter unidas nossas principais ideias e crenças. Suas reflexões sobre como criar esse “grande quadro” de nosso mundo e de nós mesmos podem nos ajudar a ir além da fragmentação de ideias e valores que se tornou uma característica central da cultura ocidental” – Uma teoria de tudo (que importa) – p.10
Alister McGrath é atualmente professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford, onde obteve o doutorado em biofísica molecular, em teologia e em história intelectual. Ex-ateu, tornou-se conhecido por seu envolvimento em debates culturais sobre a racionalidade e a relevância da fé cristã, e também por A vida de C. S. Lewis, biografia publicada pela Mundo Cristão. Autor de mais de cinquenta livros e palestrante renomado, McGrath vive em Cotswolds, perto de Oxford.