Música gospel vive hype nas plataformas digitais

Casamento: João Figueiredo e Sasha Meneghel
maio 24, 2021

Música gospel vive hype nas plataformas digitais

Artistas seculares pegam carano no sucesso da música gospel.

Artistas como Wesley Safadão, Luciano Camargo e Marian Rios pegam carona na boa aceitação da música gospel para promover trabalhos com a temática cristã.

Segundo a Associação das Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), a estimativa é que a música gospel seja responsável por 20% do mercado fonográfico brasileiro, gerando R$ 2 bilhões por ano em vendas. Dados da mesma pesquisa, publicada em 2018, mostram que o Brasil é o segundo maior mercado cristão do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Dados da Deezer mostram que, nos primeiros meses da pandemia, o número de streaming em playlists de conteúdo cristão deram uma guinada.

Considerando as três maiores playlists do serviço de streaming de música —Top 50 Gospel, Top Hits Gospel e Ambiente de Adoração—- elas cresceram juntas mais 10,4% em número de streams e 7,4% em número de ouvintes únicos de maio até junho. Top 50 Gospel se manteve no top 10 dentre todas as playlists editoriais ouvidas no mês, dentre todos os gêneros, e Ambiente de Adoração cresceu 10 posições, ficando em 12ª.

No serviço de streaming francês, o canal gospel está no top 3 dos canais mais ouvidos atualmente. Enquanto as playlists sertanejas têm, em média, 35 minutos de audição após o play, as de música cristã chegam a 54 minutos no Brasil.

Acompanhando esse fenômeno, refletido nos números, desde o início da pandemia, a Deezer resolveu ousar e aproximar os públicos. A plataforma reuniu Clovis, Casa Worship e Wesley Safadão em um projeto chamado Conexão Gospel. A parceria entre os artistas é a música “Deus Tem Um Plano”.

“Percebemos que a mensagem cristã estava muito além do nosso quintal. Vimos Wesley Safadão se batizando no rio Jordão, se apegando a fé, e falando de Deus. Vimos Marília Mendonça pegando o violão e cantando Anderson Freire, Solange Almeida cantando Aline Barros, Joelma chamando a pastora Ludmila para cantar no seu DVD, Xanddy do Harmonia do Samba cantando Clovis”. Afirma Lincoln Baena editor do segmento gospel no Deezer.

Luciano Camargo, que se lançou solo com músicas próprias dedicadas ao gospel e até fez especial de louvores na Record no final do ano passado, é outro exemplo.

Até o festival VillaMix, fortemente ligado ao universo sertanejo, o ritmo que domina disparado o streaming no Brasil, promoveu uma live gospel durante a pandemia.

Fonte: Splash/Uol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Participe de nossa programação e peça sua música