Alerta de desastres naturais

Conferência Eu nasci pra isso
fevereiro 14, 2018
Série especial no Sara Play
fevereiro 21, 2018

Alerta de desastres naturais

O sistema de alerta de desastres naturais por celular começa a funcionar em Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins. O SMS da Defesa Civil já é enviado a moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros será implantado em todo o Brasil. Quem faz o controle é o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), com apoio da Defesa Civil dos estados e municípios.

O sistema envia mensagens de celular (SMS) aos usuários, alertando em caso de iminência de desastres naturais. O serviço começou a ser implantado em vinte municípios de Santa Catarina a partir de fevereiro de 2017, atendendo mais de 500 mil habitantes. Até março de 2018, todos os brasileiros vão receber mensagens de alerta sobre tempestades, vendavais e outros fenômenos meteorológicos. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Participe de nossa programação e peça sua música